O Princípio de Pareto vem de uma homenagem ao economista italiano Vilfredo Pareto, que notou que aproximadamente 80% da terra na Itália pertencia a 20% da população.
O mundo dos negócios se apropriou bem dentro deste conceito ao verificar que, geralmente, 80% dos resultados são produzidos por 20% das causas.
- 20% dos produtos representam 80% das vendas
- 20% dos empregados são responsáveis por 80% dos resultados
- 80% da poluição têm origem em 20% das fábricas. E assim por diante.
Tá, mas o que isso te interessa? Por que a lei de Pareto ajuda focarmos no que é mais importante e urgente. E isso ajuda a atingir o máximo de resultados, com menos esforços.
Afinal, isso faz entender o por que algumas pessoas parecem conseguir realizar muito mais do que outras, mesmo todo mundo tendo o mesmo número de horas no dia.
E quem trabalha com vendas, marketing pode usar bem o princípio de Pareto para analisar campanhas e os posts mais efetivos. Ao descobrir suas características comuns e usá-las nas próximas criações de conteúdo.
Exemplo, analise no último mês todo os seu resultado em conteúdo.
Agora Separe aqueles 20% que tiveram a maior representatividade – que foram mais efetivos. Então com os 80% restantes, é possível otimizar e adaptar aquelas que não apresentaram tão bons resultados para ficarem com características semelhantes aos 20% que funcionam bem.
Em outras palavras: o mais importante não é fazer mais. O importante é eliminar; é se concentrar no que traz mais resultados;
Ah, sabe outro motivo de aprender este princípio? lembra que indiquei que a regra do Pareto mostra que 20% dos empregados são responsáveis por 80% dos resultados? Então, se você está nos 80% que só geram 20% dos resultados é bom mudar bem rápido o seu comportamento, antes que seu chefe assista este vídeo aqui.
E se gostou dele, já sabe? Curte e comenta! E aqui não vamos pregar o 80/20, certo. Todos, sem excessão, tem que curtir e seguir o canal, fechado?
Texto produzido por Fábio Bandeira de Mello
CEO da Up Branding. Produtor de conteúdo compulsivo. Também é autor, palestrante e consultor nas horas vagas e não vagas.