O Boom do Tiktok e o surgimento do Reels

O Boom do Tiktok e o surgimento do Reels

Se você é daquelas pessoas que estão sempre conectadas a tudo o que acontece nas mídias digitais é praticamente impossível não ter, ao menos, ouvido falar no TikTok. Nos últimos tempos, o app ganhou fãs e usuários espalhados por todo o mundo.

O TikTok é uma rede social derivada do antigo Musically, que apareceu pela primeira vez entre os rankings dos mais baixados em 2018. Ele voltou a ser tendência no início de 2020, chegando a ficar em segundo lugar em número de downloads, atrás somente do WhatsApp, da gigante Facebook.

Sua popularização se deve ao grande potencial de engajamento e viralização que a rede possui: os vídeos são curtos e, geralmente, com um tom mais descontraído. Definitivamente o TikTok tem dominado o ano de 2020.

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As medidas de isolamento social fizeram com que a quantidade de acessos e interações aumentassem consideravelmente. Um levantamento feito pelo SensorTower concluiu que desde de o início da pandemia foram feitos aproximadamente 315 milhões de downloads do app!

Claro que todo esse sucesso da rede social chinesa não passaria despercebido por seus concorrentes. O Facebook, que foi responsável pela perda de espaço do Snapchat quando criou a função dos Stories para o Instagram, lançou em junho de 2020 uma funcionalidade semelhante ao TikTok para o Instagram: o Reels.

O Reels permite que o usuário crie vídeos curtos de até 15 segundos, com a possibilidade de música de fundo e alguns efeitos de edição. Além disso, é possível definir onde ele quer exibir os seus Reels: pode ser nos Stories, feed, direct ou na aba explorar do Instagram.

Não há como prever se acontecerá com o TikTok o mesmo que aconteceu com o Snapchat, por isso é interessante continuar marcando presença em ambas as redes, claro, de forma estratégica e se for compatível com a sua Presença Digital. É sempre bom lembrar que nem toda rede que “está na moda” cabe a todos os perfis. As redes escolhidas precisam ser cuidadosamente analisadas e todo um planejamento precisa ser feito. 

Aqui na agência, por exemplo, só utilizamos o Reels para a nossa cliente TACI e o Reels e o TikTok para o nosso cliente Zé Lezin. Dá uma olhada como ficou legal e divirta-se nestas duas redes que ainda vão dar o que falar!