Estratégias de marketing na campanha contra a Covid-19

Com a chegada das vacinas no país e a forte campanha promovida pelos agentes da área da saúde, aqueles que trabalham com o marketing digital também assumiram o compromisso de ajudar, por meio de estratégias a informações verídicas, a convencer  população de que, apesar de toda a desinformação e fake news disseminadas diariamente, as vacinas são confiáveis e seguras.

Através do marketing desenvolvido foi possível evidenciar que o comportamento das pessoas depende mais do contexto do que de fatores individuais. Um exemplo disso é quando os órgãos públicos compartilhavam fotos de cidadãos felizes com seu cartão de vacina preenchido.

O grande modelo a ser seguido como forma de alcançar pessoas através das redes sociais é a Prefeitura de Taubaté, que por meio do Instagram, utilizaram ícones simbólicos para atrair, de forma divertida e responsável, o público-alvo para a imunização. High School Musical, Homem-Aranha, Piratas do Caribe, One Direction e Chaves foram algumas das animações e grupos musicais aplicados nos posts de aviso sobre o início da vacinação. Além da menção ao aplicativo TikTok, responsável por ultrapassar 2 bilhões de downloads durante a pandemia, que foi utilizado para compartilhamento de informações sobre o vírus, números de casos e boas práticas no combate à doença. 

O uso de emojis chamativos e hashtags também foram aproveitados pelos profissionais da Prefeitura nesse sentido, visto que a maioria das legendas atraentes aos nossos olhares são aquelas que fazem nosso olho brilhar. 

Com a junção de todos esses elementos visuais, o objetivo das estratégias de marketing propostas na pandemia tem como missão principal a contínua informação da sociedade acerca da imunização – juntamente com a satisfação do cidadão em ter um eficiente setor que preocupa-se não apenas em contá-los que a idade para se vacinar diminuiu, mas que busca meios diferentes e que trazem uma memória da infância. 

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