3 Ações essenciais para manter o time engajado

Confira formas de manter a motivação da sua equipe e que podem gerar um grande resultado para o seu trabalho. 

Um dos maiores desafios das empresas é manter a proximidade dos colaboradores. Cada pessoa com sua singularidade tem necessidades diferentes e, por isso, encontrar uma maneira de integrar o time é de suma importância para que os projetos de sua empresa sejam entregues com excelência.

Diante de um contexto desafiador, podemos falar de três ações que são essenciais para manter o time engajado. 

Ação 1 – Alinhamento

A primeira ação que pode ser feita é o alinhamento com a equipe. Esta etapa vai preparar o time para a produção do projeto que, por sua vez, pode variar de acordo com cada cliente. 

O ponto chave é, de fato, passar as informações fundamentais para que a equipe consiga cumprir com as expectativas da entrega. 

Ação 2 – Recursos necessários

Assim como o alinhamento, oferecer recursos que irão tornar a produção mais ágil é um detalhe crucial e é a nossa segunda ação a darmos destaque. 

Daí você pergunta, “Beleza, Adri. E como eu posso fazer isso?” É simples! Existem várias ferramentas que podem te ajudar no trâmite de facilitar a vida do seu time, como, por exemplo, o Trello, um aplicativo que auxilia traçar todas as atividades dos projetos, além de criar conexões com ferramentas de armazenamento de arquivos que são perfeitas para as entregas. 

Mas nesse aspecto, não está apenas a agilidade, muitas vezes o recurso é a necessidade. Exemplo: se você é designado para fazer a captura de um áudio de uma pessoa importante e não tiver disponível o equipamento apropriado, jamais conseguirá desempenhar bem essa atividade. 

Por isso, é preciso ter muita clareza, antes mesmo do projeto começar, sobre quais os recursos e capacidades técnicas que precisaremos ter para executar bem essa atividade. E, claro, providenciar, para que a equipe tenha disponível. Caso não tenha, pode ter certeza, o engajamento irá lá para baixo. 

Ação 3 – Acompanhamento 

Para concluir, existe a última ação, não menos importante, que é o acompanhamento das atividades que são produzidas e entregues pelo time. E se você não pode medir, você não pode acompanhar o resultado, não pode melhorar e, pior, o projeto pode ter uma avalanche de problemas. Desse modo, com acompanhamento, é possível avaliar e manter a qualidade e o funcionamento das demandas. 

Pegou as dicas? Essas foram as 3 ações que irão potencializar a execução dos seus projetos e fazer com que a sua equipe fique mais integrada e, sem sombra de dúvidas, fazer boas entregas. 

Por Adrienny S. Bezerra.